Manneken Pis

Come and taste our delicacies

Manneken Pis

O “menino que faz xixi” é o ícone da Bélgica. Quem viajou pelo país com certeza teve o prazer de encontrar o Manneken Pis a três quadras da Grand Place. A estátua de bronze de meros 55 centímetros encanta os turistas pelo humor e surpreende pelo tamanho: muito pequeno atrás de tanta gente vinda do mundo inteiro para encontrá-lo.

Você sabia que o menino é muito velho? A primeira versão foi esculpida em 1451 e a segunda versão, feita no bronze, em 1620! Ele escapou de várias guerras e furtos ao longo da história. Sua última peripécia ocorreu em 1965, quando foi arrancado do pedestal e sumiu por longos meses. O Manneken Pis só foi achado um ano depois por mergulhadores no fundo do canal que atravessa Bruxelas.

Além de aventureiro, o menino belga possui mais de 1000 trajes e tem um camareiro. Desde o século XVII, ele usa roupas em ocasiões especiais, para comemorar uma data ou um evento importante. Hoje em dia, ele tem uma pessoa designada especialmente para cuidar de suas roupas e o vestir quase todo dia. Ele usa assim 130 trajes por ano, alguns deles oferecidos por admiradores, outros vindos da sua coleção. De tão grande, seu guarda-roupa virou um museu, chamado “Guarda-Roupa do Manneken Pis”!

Já na entrada do Chez Vous, os clientes são recebidos por uma réplica exata da estátua, no centro de uma pracinha diante do restaurante. Em algumas datas comemorativas, o Manneken Pis do Chez Vous urina chopp belga em vez de água! Veja aqui a programação anual das festas (link hipertexto aqui) para aproveitar estes momentos de festa popular belga.